Terça-feira, 14 de Abril de 2009

Nós e as eleições europeias (1): o Vital Moreira

Vital Moreira, à frente da lista do PS, é seguramente o mais brilhante dos cinco. Lembro-me dele na Constituinte, em 75/76, deputado do PCP incisivo, conhecedor, indo a todas, sem nenhuma das cassetes que eram então apanágio do seu partido - uma revelação!

 

Estudei pela Constituição Anotada de que foi co-autor, como todos os alunos de Direito de finais dos anos 70. Acompanhei com interesse a maioria das suas posições no Tribunal Constitucional e sua badalada saída do... "partido com paredes de vidro", com o grupo dos seis, ainda antes da queda do Muro de Berlim.

 

Voltei a encontrá-lo como deputado do PS em 1996/98 em debates vivíssimos na comissão de revisão constitucional. Que não serviram para nada: Marcelo Rebelo de Sousa, nos bastidores, fez o que quis do PS - de Guterres, de Vitorino e de Lacão, por junto e atacado.  Vital Moreira é que Marcelo não convenceu: sem fazer ondas, demitiu-se de deputado e regressou a Coimbra.

 

Gostei. Eu fora dos poucos jornalistas, muitas vezes o único, a assistir aos debates da comissão e sabia, por ter assistido em França a várias campanhas referendárias onde se discutia tudo menos o que se ia votar, que os referendos tal como Marcelo os concebia só iam servir para encalacrar tudo - o aborto, a regionalização, a construção europeia (e só não "chumbámos" o Tratado de Lisboa porque Sócrates e Menezes acordaram a tempo).

 

Também gostei de Vital em múltiplas intervenções cívicas posteriores, penso que ele tem provavelmente o melhor blogue do mercado. E só não sou mais afirmativo porque também lá escreve a Ana Gomes. Que é de fugir. Se não queremos ser apanhados num qualquer voo da CIA, a sair de um avião, num apeadeiro, de algemas postas, a receber pontapés no traseiro - para um informador de Ana Gomes ser o único a ver e poder mais tarde contar-lhe.

 

A Ana Gomes também faz parte da lista do PS? Pois faz. E não é a única personalidade da lista que me causa engulhos. Que me poderá fazer tremer a mão e desviar os riscos, no momento de pôr a cruzinha no boletim de voto.

 

Vou ter de ouvir bem o que todos têm a dizer. Do Vital, por exemplo, estou muito curioso em saber como é que ele, como já anunciou, vai apoiar os palestinianos, quais, a que preço, contra quem. É uma pecha de alguma esquerda europeia gostar muito dos judeus, mas apenas, e só, quando eles são as vítimas, quando "levam e se ficam". Naquela região do Mundo não dá resultado.

 

Os líderes israelitas que mais se empenharam na paz - Itzak Rabin, Ehud Barack, Ariel Sharon - foram os que recolheram mais tempestades, em forma de atentados e mísseis sobre as populações. Em minha opinião, a primeira obrigação de quem está a favor da Paz no Médio Oriente é condenar as provocações e os atentados do Hamas, do Hezbollah, da Jihad Islâmica. A primeira obrigação. A segunda é exigir que reconheçam que Israel também tem direito à vida. 

 

Vital Moreira quer o meu voto nas eleições europeias para fazer o quê no Médio Oriente? Preciso de saber. 

 

 

 

 

 

 

publicado por JTeles às 23:29
link do post | comentar
1 comentário:
De maria sefras a 20 de Abril de 2009 às 12:08
É a chatice das eleições em Portugal, para elegermos quem achamos capazes, acabamos por eleger os outros também.


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Dezembro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30


.posts recentes

. O estoiro da boiada está ...

. A lógica de um clérigo mu...

. O vídeo da compra dos vot...

. El golazo de Saviola

. A verdade a que temos dir...

. Fez a Prisa muito bem!

. "Caim": O novo romance de...

. Olho neles!

. Um candeeiro alimentado a...

. Uma zanga a sério entre m...

.arquivos

. Dezembro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

.tags

. todas as tags

. 72 virgens ou 72 uvas ? O...

. Daily Show investiga soci...

. Leituras de domingo

. Que faz o MP? Onde pára o...

. D. Januário envergonhado ...

. A História não se repete ...

. Hannibal ad Portas

. Saramago contra as FARC:...

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds