Terça-feira, 17 de Fevereiro de 2009

intervalo para explicar o ké ké o estoiro da boiada

Esta é uma imagem que me ficou de um western americano, o Red River, do Howard Hawks, que vi a semana passada na cinemateca – no exacto dia em que o FAL, o Pedro Correia, o Luís Naves, e o João Vilalobos, por procuração, tiveram a ideia arriscada de me convidarem a escrever no corta-fitas, nem sabem no que se meteram. O filme é de 1948, a preto e branco, mas para mim faz parte dos cinco melhores westerns de sempre e o que tem de melhor é esta cena do meio:

Iam os vaqueiros com uma manada de 10 mil cabeças, do Texas interior para o Norte industrial, pelo Oklahoma fora a caminho de Abilene, no Kansas, onde se esperava que a linha do comboio já tivesse chegado. O gado estava cansado com 40 e tal dias já de marchas forçadas, enervava-se com a presença dos coiotes na pradaria, amedrontava-se com a agressividade da paisagem e das pessoas, que ia em crescendo. “O gado está inquieto, que ninguém faça barulho!” – mandava John Wayne, que nos filmes é sempre o grande líder (por acaso no Red River o Montgomery Clift é que é mesmo o bom da fita!).

O “Duke” ainda não tinha acabado a frase e um banal incidente – um lambareiro que fora à procura da panela do açúcar na carroça dos utensílios de cozinha – levanta um ruído aflitivo,  pilhas de panelas que se desconjuntam e caem, e chocam, e batem, umas contra as outras, uma manifestação de panelas vazias, a bem dizer. Como mais tarde no Chile?

“E foi um tiro”, como se diz na minha terra: de imediato as vacas desataram a fugir por todos os lados, derrubando tudo o que lhes aparecia pela frente, esmagando as que caíam, num arrastão, aterrador. “Stampede” – gritou o artista. E saltaram logo todos os comparsas para os cavalos a tentar desviar a corrida desalmada  para algum obstáculo natural que lhes servisse de barreira.

“Stampede” é o quê em português? Debandada? É pouco, só quem não viu o filme. Os brasileiros, que conheceram essa realidade das manadas de muitos milhares de cabeças que entram em pânico, chamam-lhe estoiro, “o estoiro da boiada”.

É o que eu acho que vem aí. As vacas, nesse aspecto, são como as pessoas: eu já vi ajuntamentos pacíficos a degenerar em manifestações de pânico, e as manifestações de pânico levarem tudo à frente. Aqui e em França. Sei como uma multidão descontrolada pode tornar-se uma besta feroz, mesmo se cada um dos seus elementos, individualmente considerado, é uma jóia de pessoa (tive de enfrentar situações dessas quando comecei a trabalhar na RTP a seguir ao 25 de Novembro, um dia conto-vos!). Pois o Plekhanov explica isso tudo no "Viol des foules". Que era sobre o Hitler mas bem podia ser sobre o Hugo Chavez, se querem saber.

Ouviram ontem aquele trabalhador inglês aos gritos às portas da BMW britânica que de um dia para o outro despediu 800 e tal? Viram o Presidente Sarkozy a conceder avales à indústria automóvel francesa com a condição de que se tiver de fazer despedimentos os faça no estrangeiro? Viram que a recessão japonesa, a segunda maior economia do mundo, atingiu em Dezembro os 12,9%? Viram que em Portugal o divertimento continua como se nada estivesse a acontecer, com os professores faltosos a pôr o Ministério em tribunal e o mais que aí vem?

Pois vamos a caminho do estoiro da boiada e eu espero sobreviver e poder contar aos meus netos como foi.

publicado por JTeles às 03:14
link do post | comentar

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Dezembro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30


.posts recentes

. O estoiro da boiada está ...

. A lógica de um clérigo mu...

. O vídeo da compra dos vot...

. El golazo de Saviola

. A verdade a que temos dir...

. Fez a Prisa muito bem!

. "Caim": O novo romance de...

. Olho neles!

. Um candeeiro alimentado a...

. Uma zanga a sério entre m...

.arquivos

. Dezembro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

.tags

. todas as tags

. 72 virgens ou 72 uvas ? O...

. Daily Show investiga soci...

. Leituras de domingo

. Que faz o MP? Onde pára o...

. D. Januário envergonhado ...

. A História não se repete ...

. Hannibal ad Portas

. Saramago contra as FARC:...

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds