Sexta-feira, 8 de Maio de 2009

Onde pára o Estado de Direito 1, 2, 3, 4, 5 ?

 Mas que é que se passa neste País que já foi de brandos costumes? Passo os olhos pelo Correio da Manhã e constato que

  • em Setúbal, "tentam invadir a esquadra da PSP", a presidente da Câmara local, do PCP, desdramatiza - "foi da emoção" - enquanto a própria PSP suspira de alívio - a situação está controlada.

Só? Tentaram invadir uma esquadra e não houve uma única prisão por isso? Reforçaram as defesas da esquadra - é isso? Têm medo de quem? Dos sitiantes? Dos juízes que os absolvem? Do que dirão as rádios e televisões? Onde pára o Estado de Direito 1?

 

  • em Lisboa, em grande "exclusivo", o mesmo CM proclama que "magistrados vão ver correr muito sangue", no que será um "crime de ameaças" agravado por ser praticado através da comunicação social e é atribuído ao "grupo conhecido como máfia da noite".
    •  

    O que faz o Ministério Público a quem compete a perseguição destes crimes? Quais as consequências? "Pressionar" os magistrados? Meter medo aos juízes? Que faz o Ministério Público? Onde pára o Estado de Direito 2?

     

    • no Porto, clientes alegadamente  prejudicados (porquê? por quem?) invadiram as instalações da filial do BPP e dormiram lá, guardados por três polícias e pelos funcionários que até lhes serviram cafézinho, e querem de volta dinheiro que não existe nos cofres, isto é, querem que seja o Estado, nós, a repor os seus investimentos de risco.

    Que faz a polícia? Há procedimentos criminais instaurados? Que ideia! Os clientes convocam reforços pela Televisão, que vai tudo raso. Onde pára o Estado de Direito 3?

     

    E não é só o Correio da Manhã a agitar (ou será a denunciar?) as falências do Estado de Direito, em "tumulto justicialista", não sou eu que o digo, contra o Primeiro-Ministro que não contra os marginais e abusadores da ordem:

    É mais uma. Que espera o Ministério Público para, à semelhança do que se passou na América, promover a apreensão dos bens pessoais, abusiva e fraudulentamente acumulados pelos donos dos bancos e respectivas famílias e amigos? E os clientes do BPP? Preferem atirar-se ao Estado que é mais cómodo? Onde pára o Estado de Direito 4?

     

    • E em todos os jornais on line, last but not least, em Guimarães a juiza absolveu os quatro sindicalistas que estiveram no cerco ao Conselho de Ministros informal realizado há tempos no Castelo. Uma multidão, de que fazia parte Carvalho da Silva, recebeu os sindicalistas em clima de grande fervor anti-fascista. Deram vivas à Justiça popular, como no PREC, quando o povo libertava o trabalhador rural Diogo e condenava a título póstumo o latifundiário Columbano assassinado?

    Não estivemos lá e não podemos afirmá-lo com segurança. Só que a partir de gaora a Polícia não pode ordenar a dispersão de manifestações, mesmo ilegais, assim sem mais nem menos. Irão perturbar ainda mais qualquer deslocação do Primeiro Ministro. Podem sabotar reuniões internas de partidos. Agredir candidatos. Não era isso que estava em causa? Estavam coisas bem mais graves: impedir o Governo democrático do País de reunir. Onde pára o Estado de Direito 5?

     

     

publicado por JTeles às 12:44
link do post | comentar
2 comentários:
De Dora a 13 de Maio de 2009 às 09:25
Como era de esperar está muito bom, Parabéns.....

É verdade á quanto tempo.
Espero que se encontre bem e de boa saúde.
[Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

Como era de esperar está muito bom, Parabéns..... <BR><BR>É verdade á quanto tempo. <BR>Espero que se encontre bem e de boa saúde. <BR class=incorrect name="incorrect" <a>Bjs</A> <BR><BR>P. S. Vou espreitando as boas novas


De JTeles a 13 de Maio de 2009 às 23:09
Obrigado, Dora. É um gosto saber de si.


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Dezembro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30


.posts recentes

. O estoiro da boiada está ...

. A lógica de um clérigo mu...

. O vídeo da compra dos vot...

. El golazo de Saviola

. A verdade a que temos dir...

. Fez a Prisa muito bem!

. "Caim": O novo romance de...

. Olho neles!

. Um candeeiro alimentado a...

. Uma zanga a sério entre m...

.arquivos

. Dezembro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

.tags

. todas as tags

. 72 virgens ou 72 uvas ? O...

. Daily Show investiga soci...

. Leituras de domingo

. Que faz o MP? Onde pára o...

. D. Januário envergonhado ...

. A História não se repete ...

. Hannibal ad Portas

. Saramago contra as FARC:...

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds